O Cadeirante e a Páscoa... Muito bom!

sexta-feira, 22 de abril de 2011
AD.Metanopolis
A turma da 4ª série de uma escola pública foi desafiada, pela professora, a confeccionarem um ovo de páscoa usando madeira como matéria-prima. A exigência da professora era que, o ovo deveria conter duas partes (partido ao meio) e o seu interior deveria ser oco... O tamanho não era o mais importante. As crianças poderiam pintá-los, ou decorá-los, e isso dependeria de suas criatividades. Elas também poderiam pedir ajuda dos pais, ou dos parentes ou ainda dos vizinhos, mas só ganhariam pontos aquelas que seguissem as regras... Outro item da regra: depois de pronto, o ovo deveria ser fechado, com algo dentro que melhor simbolizasse a vida, pois a Páscoa é a comemoração da vida.

As crianças estavam eufóricas, e se comprometeram em executar a tarefa e trazê-la pronta no dia determinado. Elas estavam entusiasmadas e ansiosas em ir para casa para colocarem em prática os seus projetos. Todavia, havia um menino ali indiferente a tudo.... é o Jeremias, que no seu cantinho, manteve –se calado o tempo todo. Jeremias é uma criança especial, e ele não tem uma boa coordenação motora devido a problemas neurológicos (e isso o impedia de movimentar os braços normalmente e também a andar, por isso ele usa cadeira de rodas). Vendo-o assim distante, a professora com carinho, perguntou-lhe se ele também gostaria de participar da tarefa. Todas as outras crianças voltaram seus olhares na direção de Jeremias, que assustado e constrangido, abaixou a cabeça. A professora insistiu, e agora com muito mais ternura, e ele, que também tinha dificuldades em expressar as palavras, e mesmo com todas as suas limitações, disse que “Sim”, e balbuciou que a Páscoa era a sua data preferida...

Na quarta-feira da semana seguinte, o dia marcado para a apresentação da tarefa, todos eles estavam presentes, inclusive o Jeremias (que havia faltado os dois dias anteriores). Todos ostentavam as suas obras-primas, tinham ovo de todo tamanho e cor, e cada um mais lindo que o outro... Menos o de Jeremias, coitado, que apesar disso, de ter entrado com as mãos vazias, mantinha-se sereno e calado... A professora então perguntou quem gostaria de iniciar a apresentação. Um dos meninos, que tinha o maior ovo, se candidatou e foi à frente todo orgulhoso. Ela então perguntou se ele tinha colocado algo dentro que simbolizasse a vida, e o garoto abrindo o ovo ao meio, mostrou em uma das partes um grão de feijão que brotava em cima de um chumaço de algodão embebido em água. O garoto disse entusiasmado: “Este é o meu símbolo da vida!” Houve um burburinho quase que geral, porque a maioria da classe tinham feito a mesma coisa (pois haviam aprendido esta experiência no final da 3ª série)... A professora perguntou quem seria o próximo, e houve uma certa demora, afinal, quase todos eles tinhas feito trabalhos idênticos, até que uma menina foi à frente, e abrindo o seu ovo, deixou derramar água de dentro dele, e disse em seguida: “Esse líquido é o símbolo da vida, pois sem água não poderíamos existir!”... A professora aplaudiu e chamou o próximo... Houve um profundo silêncio! Ela insistiu em perguntar quem seria o próximo... e nada! Mais uma vez, e ninguém se prontificou... Foi então que um deles abriu o jogo e disse o que de fato acontecera...

Foi então que Jeremias, lá do fundo da sala se manifestou, e deslocando sua cadeira com toda dificuldade, foi até próximo à mesa da educadora, e ao chegar lá, virou-se de frente pra classe... Levou consigo sua mochila e tirou de dentro dela o seu trabalho (ele o tinha deixado ali o tempo todo por ter tido vergonha de mostrá-lo antes)... Ele mesmo, havia feito o ovo, sozinho, com todo cuidado e dedicação, mas devido aos seus problemas, não havia saído perfeito (na verdade, o ovo não era nem da forma oval), e isso fez com que as outras crianças começassem a rir e a debochar do que em cochicho chamavam de “a coisa”. A professora repreendeu-os e todos fizeram silêncio, e Jeremias abrindo as duas partes do seu trabalho, mostrou o oco e vazio... e em seguida, disse pausadamente pra que todos o entendessem:

- Isso aqui não representa um ovo, e sim, uma sepulcro... O que eu fiz aqui é um símbolo do sepultura de Jesus, e por isso ela está vazia, pois Jesus ressuscitou dos mortos!

Queridos, esse é o verdadeiro símbolo da Páscoa: "a Sepultura Vazia!

0 comentários:

Postar um comentário