Sexta - feira santa e a Páscoa, Muito bom saber!!!

sábado, 23 de abril de 2011
AD.Metanopolis
Os cristãos devem guardar a sexta feira santa? E celebrar a páscoa?

Não tem como falar de sexta feira da paixão, sem falar de páscoa. Seria o mesmo que falar da morte de Cristo sem a ressurreição. Então para entendermos o porque não há a necessidade de guardar a sexta-feira santa e porque nós protestantes não fazemos, vamos entender melhor o que é a Páscoa!

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A vitória de Jesus que tendo estado morto ao terceiro dia ressuscitou como havia prometido, vencendo a morte,” Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.”Mateus 28 :6 e religando o homem a Deus,” E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”Marcos 15:38.

Dando novamente o acesso entre Deus e homens que se havia perdido desde a queda de Adão. ”Deus enviou seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

Restaurando a comunhão entre o Criador e sua criação, pagando nossa dívida de pecado, ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho Unigênito para que todo aquele que N`Ele crer não pereça mas tenha Vida Eterna” João 3:16.

Abrindo um caminho para a salvação eterna, através Dele, ”Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”João 14:6. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .

Acontece que antes de ressuscitar e ser assunto aos céus Jesus padeceu até o sacrifício final de ser pregado em uma cruz.

Há uma ordenança na bíblia para os que seguem Jesus de periodicamente relembrar o sacrifício feito por Ele,e isso é feito celebrando a santa ceia “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:19-20

Algumas igrejas quinzenalmente outras,mensalmente, trazem a memória o sacrifício de Jesus,através da celebração da santa ceia.

Além de relembrar o sacrifício do Filho de Deus, outra prática muito divulgada hoje em dia é a abstenção de carne na sexta feira da paixão.

Entre os cristãos é uma prática muito comum se abster de alimentos do seu dia a dia, mais conhecida como jejum. Prática esta que existe desde antes de Jesus descer à Terra. O próprio Cristo jejuou (“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mateus 4:2”). E após sua assunção aos céus também os cristãos continuaram essa prática. Ou seja a abstinência de alimentos para consagração já é algo praticado durante todo o ano,entre os seguidores doMestre.

Também na Bíblia não encontramos nenhuma ordenança onde se deva guardar a sexta feira da paixão, assim como também as igrejas nada impõem, já que jejum é algo pessoal, ficando à critério de cada um decidir do que se abster, e quando se abster!!

Espero ter ajudado aqueles que ainda não sabiam ou tinham alguma dúvida a respeito da sexta-feira santa e da páscoa!!
Lembrando sempre que a única fonte e infalível de verdade é a Palavra de Deus!!!

CELEBREMOS !!
JESUS VIVE!!

0 comentários:

Postar um comentário